Compra segura: como evitar riscos e fraudes em transações de compra e venda de veículos usados

É possível evitar prejuízos se, no momento da compra, forem tomados alguns cuidados

Compra segura: como evitar riscos e fraudes em transações de compra e venda de veículos usados

A compra de um carro usado pode trazer junto com a transação riscos para quem compra e também para as instituições que financiam os veículos. Inúmeras irregularidades, tentativas de fraudes e até mesmo adulterações envolvendo chassis, carros roubados e problemas documentais, podem trazer insegurança para o setor. Especialistas dessa área afirmam que garantir uma compra segura é um dos principais objetivos de quem trabalha com o mercado de compra e venda de veículos usados.

De acordo com o superintendente de Engenharia de Produtos da Tecnobank, Isaac Ferreira, é possível evitar fraudes e prejuízos para todas as partes se, no momento da compra, forem tomados alguns cuidados. "A verificação detalhada do veículo e de sua documentação deve cumprir um passo a passo que hoje em dia é possível de ser facilmente realizado com a ajuda da tecnologia", destaca Ferreira. A Tecnobank lançou recentemente uma ferramenta 100% baseada em dados estatísticos, chamada MaxReport, que realiza um raio-x do veículo por meio de vários recursos, como consulta da placa, decodificação, laudo veicular, informações de leilão e avaliação de garantia.

Segundo Ferreira, esses recursos geram indicadores de risco. A avaliação de garantia aponta, por exemplo restrições judiciais, como bloqueio do veículo pela justiça, restrições financeiras, quando o carro já possui uma alienação por outra instituição financeira, indicações de furto, roubo e até mesmo qual percentual de valor do veículo está comprometido com multas. O decodificador permite identificar fraudes no chassi do veículo, porque analisa os 17 caracteres alfanuméricos de um chassi, isto é, o “código genético” do veículo, o que impede ou inibe, por exemplo, uma prática bastante comum que é a tentativa de alteração do modelo do carro, a fim de elevar seu valor perante a financiadora.

Diante de uma realidade de mercado sujeita a tantas influências, soluções dessa natureza, que previnem fraudes e fazem a gestão de riscos, garantindo a transparência e segurança das transações é o que vai garantir o futuro dos negócios. "Hoje em dia, a quantidade de irregularidades e práticas ilícitas neste mercado é enorme e sem o apoio da tecnologia é muito difícil manter a transparência e garantir a lisura das transações. Assim como quem compra quer ter a certeza de que está realizando um negócio seguro, quem financia também precisa estar certo disso, afinal o veículo é a garantia que a instituição possui de que terá o dinheiro emprestado de volta", completa.