Política de Privacidade

1. Objetivo

Como parte do compromisso da Tecnobank, com sede na Rua Gomes de Carvalho, nº 1356 - 9º andar, conjunto 92, Vila Olímpia, CEP 04547-005, com o cumprimento da legislação referente à proteção de Dados Pessoais atualmente em vigor no Brasil, esta Política de Privacidade (“Política”) tem como objetivo dar a devida transparência sobre as atividades de tratamento de Dados Pessoais realizadas por nós.

2. Diretrizes Gerais

Nós da Tecnobank, levamos a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento explica como tratamos os Dados Pessoais, quais são os seus direitos enquanto titular de Dados Pessoais e como você pode exercê-los, além de outras informações importantes.

2.1. Porque a Tecnobank trata Dados Pessoais dos usuários
  • Somos uma empresa credenciada pelos Departamentos Estaduais de Trânsito para realizar transmissão eletrônica de dados para fins de registro de contratos de financiamento com cláusula de alienação fiduciária enviados pelas instituições credoras (clientes). Para tanto, somos parte legítima para realizar o tratamento de dados pessoais relacionados a tais contratos.

  • Possuímos a autorização para acesso a dados cadastrais e veiculares da base da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e estamos aptos a a realizar o tratamento de tais dados cuja finalidade esteja relacionada à validação de dados em processos de financiamento de veículos executados por nossos clientes, para análise de crédito e prevenção à fraude.

  • Nós estamos comprometidos com a sua privacidade e a segurança de seus dados e investimos nossos recursos no desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de não só possibilitar a entrega de produtos e serviços de alta qualidade, mas também de resguardar a privacidade e proteção dos Dados Pessoais.

  • Para realizarmos nossas atividades, precisamos tratar Dados Pessoais para diversas finalidades, como para transmitir eletronicamente os dados de contratos de financiamento de veículos junto às autoridades competentes.

Esses são só alguns exemplos que mostram como algumas de nossas atividades dependem do tratamento de Dados Pessoais. Cumprimos as leis que protegem a sua privacidade e esta Política de Privacidade descreve como os seus Dados Pessoais são coletados, usados, compartilhados e armazenados em nossas atividades. Se após a leitura desta Política você ainda tiver dúvidas, poderá entrar em contato conosco através do nosso canal de atendimento à titulares de Dados Pessoais (https://www.tecnobank.com.br/direito-dos-titulares) ou através do e- mail privacidade.seguranca@tecnobank.com.br.

Esta Política se aplica às nossas plataformas digitais e à nossa operação como um todo, abrangendo todas as formas de tratamento que podemos dar a Dados Pessoais, inclusive os dados coletados em meios offline.

2.2. Para quais finalidades a Tecnobank trata Dados Pessoais e quais os tipos de Dados Pessoais tratados
  • Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a Tecnobank os coleta dependem de como o usuário se relaciona com a Tecnobank e por quê. Por exemplo, os Dados Pessoais coletados serão diferentes caso o usuário seja um consumidor de um dos nossos clientes (para os quais fornecemos nossas soluções tecnológicas) ou um usuário do nosso site.

  • Listamos abaixo algumas situações em que nós podemos tratar Dados Pessoais no contexto das nossas atividades:

Finalidades de tratamento

Tipos de Dados Pessoais utilizados

Cadastro para acesso à área logada do site

Dados cadastrais: Nome, nome da sua empresa, número de documento de identidade, CPF, CNPJ da sua empresa, data de nascimento, endereço físico, endereço de e-mail e números de telefone

Validação de informações veiculares para análise de crédito e prevenção a fraudes para clientes da Tecnobank

Dados de veículos: Placa, marca, modelo, categoria, cor, ano, chassi, fabricante, dígito verificador, número serial, RENAVAM, gravames e histórico do veículo

Dados cadastrais: Nome, CPF e proposta ou contrato

Prospecção de clientes, envio de propostas comerciais e fechamento de contratos para adesão a produtos da Tecnobank

Dados cadastrais: Nome, telefone, endereço de e-mail; nome, CNPJ e endereço da sua empresa

Manutenção de registros de acesso às plataformas digitais da Tecnobank

Dados de navegação: número de IP, data, hora conteúdo acessado e duração de acesso, e-mail cadastrado e senha para usuários autenticados

Envio de comunicações institucionais e de marketing

Dados cadastrais: Nome, endereço de e-mail, sua empresa e seu cargo na empresa

Formulário de contato no site

Dados cadastrais: Nome, endereço de e-mail e nome da sua empresa

Melhoria dos nossos serviços: Para que possamos sempre aprimorar o que fazemos, nós também podemos utilizar dados relacionados às suas interações conosco, especialmente de suas interações online por meio das nossas plataformas digitais, para realizar melhorias em nossas práticas e processos internos com o objetivo de identificar padrões de uso das nossas plataformas e corrigir erros, bugs e inconsistências das nossas plataformas digitais e, no geral, possibilitar o aprimoramento dos nossos produtos e serviços em seu benefício. Sempre que possível, utilizaremos para essas finalidades apenas dados anonimizados (dados que não permitem a identificação de uma pessoa individualizada) ou pseudonimizados (dados que, por si só, não podem identificar uma pessoa individualizada, exceto quando os dados são combinados com outros dados que permitam a identificação).

Cookies e coleta automatizada de dados: Nós também podemos utilizar cookies e outras tecnologias que permitem que realizemos coletas automatizadas de dados quando um usuário acessa e utiliza as nossas plataformas digitais. Para mais informações acesse nossa Política de Cookies (https://www.tecnobank.com.br/politica-cookies).

2.3. Com quem a Tecnobank compartilha Dados Pessoais

A Tecnobank opera em parceria com uma série de outras organizações para viabilizar as nossas atividades. Descrevemos aqui algumas situações em que podemos compartilhar Dados Pessoais:

Nossos fornecedores e parceiros:

Temos uma série de fornecedores e parceiros que necessitamos contratar para viabilizar nossa operação e prestar nossos serviços. Alguns desses fornecedores e parceiros podem tratar parte dos Dados Pessoais que coletamos (como empresas que licenciam o direito de uso de plataformas digitais que dão suporte às operações da Tecnobank, que prestam serviços de hospedagem de dados, entre outras). Avaliamos cuidadosamente nossos fornecedores e firmamos com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de Dados Pessoais, minimizando riscos.

Nossos clientes:

Somos operadores dos dados que recebemos de nossos clientes, onde somente os compartilhamos com as entidades cabíveis para a realização de registro de contratos de financiamento de veículos.

Autoridades Públicas

Somos obrigados a cumprir a lei. Assim, se estamos sujeitos a alguma obrigação legal ou regulatória que determine o fornecimento de Dados Pessoais a alguma autoridade, somos obrigados a fazê-lo. Além disso, se um juiz ou uma autoridade com competência legal ou regulatória exigir que a Tecnobank compartilhe certos dados pessoas (ex. uma investigação em curso), também podemos ser obrigados a compartilhar. Caso a Tecnobank entenda que determinada ordem é abusiva ou excessiva, sempre defenderá o direito à sua privacidade e à proteção dos seus Dados Pessoais.

2.4. A Tecnobank transfere Dados pessoais para outros países?

Sim. Embora a Tecnobank tenha sede no Brasil e os seus produtos e serviços sejam destinados a empresas localizadas no território brasileiro, os Dados Pessoais que tratamos podem ser transferidos para outros países. Essa transferência ocorre por conta de certos fornecedores e parceiros comerciais da Tecnobank que podem estar localizados em outros países.

2.5. Quais são os direitos do usuário como titular de Dados Pessoais?

Os Dados Pessoais são seus e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nesta seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:

  • I - confirmação da existência de tratamento;
  • II - acesso aos dados;
  • III - correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • IV - aanonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei;
  • V - portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • VI - eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da Lei;
  • VII - informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • VIII - informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • IX - revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º da Lei.

Para solicitar o exercício de qualquer um dos direitos mencionados acima, favor entrar em contato conosco através do nosso canal de atendimento à titulares de Dados Pessoais (https://www.tecnobank.com.br/direito-dos-titulares).

2.6. Avisos importantes para os direitos dos usuários

Na maioria das situações, a Tecnobank trata Dados Pessoais na condição de operador dos Dados Pessoais, ou seja, tratamos os Dados Pessoais em nome de nossos clientes, que atuam como controladores dos Dados Pessoais. Diante disso, recomendamos que você sempre tente entrar em contato diretamente com a empresa com a qual você tem um relacionamento direto para o atendimento de seus direitos como titular.

Se a sua requisição estiver relacionada à posição da Tecnobank como controladora dos Dados Pessoais, iremos atender diretamente sua solicitação dentro dos prazos legais estabelecidos. Se a sua requisição estiver relacionada à posição da Tecnobank como operadora dos Dados Pessoais em nome de um controlador, faremos o possível para, caso você entre em contato conosco, direcionar sua requisição ao controlador responsável.

Para sua segurança, sempre que o usuário você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a Tecnobank poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos, visando a não divulgação de Dados Pessoais a pessoas não autorizadas.

Em alguns casos, a Tecnobank pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio da Tecnobank ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de anonimização, bloqueio ou eliminação de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação da Tecnobank de reter dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa de direitos da Tecnobank ou de terceiros, inclusive em disputas de qualquer natureza.

Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a Tecnobank se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável. Caso restem pendências na verificação da sua identidade ou no esclarecimento de qualquer informação necessária ao nosso recebimento e processamento da sua requisição, os prazos legais aplicáveis à resposta que lhe daremos só começará começarão a correr após o saneamento de todas as pendências que lhe apontarmos.

Caso você o usuário tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como pode exercer seus direitos, você pode entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.

2.7. Por quanto tempo os Dados Pessoais são armazenados?

Os seus Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprirmos com as finalidades para as quais os Dados Pessoais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção, como por exemplo o cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.

Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o resguardo de direitos.

2.8. Como a Tecnobank protege os Dados Pessoais?

Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nessa Política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratados pela Tecnobank. Entre as medidas de segurança adotadas, estão a implementação de controles de acesso a sistemas e ambientes de tratamento de dados, técnicas de criptografia e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls), entre outros controles de segurança da informação. Além disso, nossas plataformas digitais dispõem de certificado de segurança, cujo padrão permite que todas as informações sejam criptografadas antes de sua transmissão, permitindo uma troca segura com as plataformas.

Nós nos esforçamos para proteger os seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da Tecnobank e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso você identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados na sua relação com a Tecnobank, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.

3. Como falar de dados pessoais com a Tecnobank

Se você acredita que seus Dados Pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas enquanto titular dos seus Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política e à forma como tratamos seus Dados Pessoais, entre em contato com nosso Encarregado pelos canais indicados abaixo:

4. Alterações na Política de Privacidade

Como estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços e a forma como operamos, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.

5. Documentos de referência

  • Norma ISO/IEC 27001:2022
  • Norma ISO/IEC 27002:2022
  • Norma ISO/IEC 27701:2019
  • Lei Geral de Proteção de Dados 13.709/2018 - LGPD

6. Gestão do documento

6.1 Revisão

Este documento passará por revisões anuais, conforme determinado pela Lista Mestra da Tecnobank.

Revisões adicionais podem ser realizadas sob demanda, caso haja mudanças significativas nas circunstâncias, nos requisitos regulatórios ou nas práticas recomendadas de segurança da informação e privacidade.

7. Vigência

A partir de 23/04/2024