Política de Privacidade

1. Objetivo

Como parte do projeto de adequação da TECNOBANK ao cumprimento da legislação referente à proteção de dados pessoais e privacidade atualmente em vigor no Brasil, e o seu alinhamento às principais diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, esta Política de Privacidade é difundida pela TECNOBANK, objetivando a transparência sobre as atividades de tratamento de dados pessoais realizadas pela organização.

2. Diretrizes Gerais

Nós da TECNOBANK, levamos a privacidade e a proteção dos dados dos usuários a sério. Este documento explica como tratamos os dados pessoais, quais são os direitos do usuário e como ele pode exercê-los.

2.1. Porque a TECNOBANK trata dados pessoais dos usuários

  • Somos autorizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) a coletar diversos dados contidos nas bases de dados do DENATRAN (os quais também incluem dados pessoais) com a finalidade de fornecê-los a nossos clientes de forma estruturada para a verificação de dados cadastrais e veiculares, tudo com o objetivo de gerar relatórios, tanto individuais como estatísticos, nas situações em que tais relatórios forem relevantes para processos de financiamento de veículos executados por clientes da TECNOBANK.

  • Nós estamos comprometidos com a privacidade e segurança do usuário e investimos nossos recursos no desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de não só possibilitar a entrega de produtos e serviços de alta qualidade, mas também de resguardar a privacidade e proteção dos dados pessoais.

  • Para realizarmos nossas atividades, precisamos tratar dados pessoais para diversas finalidades, como para transmitir eletronicamente os dados de contratos de financiamento de veículos junto às autoridades competentes.

Esses são só alguns exemplos que mostram como algumas de nossas atividades dependem do tratamento de dados pessoais. Levamos o cumprimento das leis que protegem a sua privacidade a sério e esta Política de Privacidade descreve como os seus dados pessoais são coletados, usados, compartilhados e armazenados. Se após a leitura desta Política usuário ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco através do nosso canal de atendimento à titulares de dados pessoais (https://www.tecnobank.com.br/direito-dos-titulares) ou através do e-mail privacidade.seguranca@tecnobank.com.br.

Esta Política se aplica às nossas plataformas digitais e à nossa operação como um todo, abrangendo todas as formas de tratamento que podemos dar a dados pessoais, inclusive os dados coletados em meios offline.

2.2. Para quais finalidades a TECNOBANK trata dados pessoais e quais os tipos de dados pessoais tratados

  • Os tipos de Dados Pessoais e a forma como a TECNOBANK os coleta dependem de como usuário se relaciona com a TECNOBANK e por quê. Por exemplo, os Dados Pessoais coletados serão diferentes caso usuário seja um consumidor de um dos nossos clientes (para os quais fornecemos nossas soluções tecnológicas) ou um usuário do nosso site.

  • Listamos abaixo algumas situações em que nós podemos tratar os Dados Pessoais no contexto das nossas atividades:

Finalidades de tratamento Tipos de dados pessoais utilizados

Cadastro para acesso à área logada do site

Dados cadastrais: Nome, nome da sua empresa, número de documento de identidade, CPF, CNPJ da sua empresa, data de nascimento, endereço físico, endereço de e-mail e números de telefone

Análise de informações veiculares para reduzir riscos de crédito e fraudes para clientes da TECNOBANK

Dados de veículos: Placa, marca, modelo, categoria, cor, ano, chassi, fabricante, dígito verificador, número serial, RENAVAM, gravames e histórico do veículo

Dados cadastrais: Nome, CPF e proposta ou contrato

Prospecção de clientes, envio de propostas comerciais e fechamento de contratos para adesão a produtos da TECNOBANK

Dados cadastrais: Nome, telefone, endereço de e-mail; nome, CNPJ e endereço da sua empresa

Manutenção de registros de acesso às plataformas digitais da TECNOBANK

Dados de navegação: número de IP, data, hora conteúdo acessado e duração de acesso, e-mail cadastrado e senha para usuários autenticados

Envio de comunicações institucionais e de marketing

Dados cadastrais: Nome, endereço de e-mail, sua empresa e seu cargo na empresa

Formulário de contato no site

Dados cadastrais: Nome, endereço de e-mail e nome da sua empresa

Melhoria dos nossos serviços: Para que possamos sempre aprimorar o que fazemos, nós também podemos utilizar dados relacionados às suas interações conosco, especialmente às suas interações online por meio das nossas plataformas digitais, para realizar melhorias em nossas práticas e processos internos com o objetivo de identificar padrões de uso das nossas plataformas e corrigir erros, bugs e inconsistências das nossas plataformas digitais e, no geral, possibilitar o aprimoramento dos nossos produtos e serviços em seu benefício. Sempre que possível, utilizaremos para essas finalidades apenas dados anonimizados (dados que não permitem a identificação de uma pessoa individualizada) ou pseudonimizados (dados que, por si só, não podem identificar uma pessoa individualizada, exceto quando os dados são combinados com outros dados que permitam a identificação).

Cookies e coleta automatizada de dados: Nós também podemos utilizar cookies e outras tecnologias que permitem que realizemos coletas automatizadas de dados quando usuário acessa e utiliza as nossas plataformas digitais. Estas tecnologias permitem o aprimoramento de mecanismos de autenticação e segurança dos usuários das nossas plataformas, bem como o armazenamento de informações sobre as preferências dos nossos usuários no uso de funcionalidades das nossas plataformas e a geração de conteúdo personalizado com base na interação de cada usuário com as diferentes seções das nossas plataformas. Nós implementamos estes processos visando a maximização da experiência dos usuários das nossas plataformas e à geração de informações úteis sobre como as nossas plataformas são utilizadas para que possamos sempre melhorá-las.

2.3. Com quem a TECNOBANK compartilha dados pessoais

A TECNOBANK opera em parceria com uma série de outras organizações para viabilizar as nossas atividades. Descrevemos aqui algumas situações em que podemos compartilhar dados pessoais:

Nossos fornecedores e parceiros:

Temos uma série de fornecedores e parceiros que necessitamos contratar para viabilizar nossa operação e prestar nossos serviços. Alguns deles podem tratar parte dos dados pessoais que coletamos (ex.: empresas que licenciam o direito de uso de plataformas digitais que dão suporte às operações da TECNOBANK, que prestam serviços de hospedagem de dados, entre outros. Avaliamos cuidadosamente nossos fornecedores e firmamos com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de dados pessoais, minimizando riscos à proteção dos dados.

Nossos clientes:

Somos operadores dos dados que recebemos de nossos clientes, onde somente os compartilhamos com as entidades cabíveis para a realização de registro de contratos de financiamento de veículos.

Autoridades Públicas

Somos obrigados a cumprir a lei. Assim, se estamos sujeitos a alguma obrigação legal ou regulatória que determine o fornecimento de dados pessoais a alguma autoridade, somos obrigados a fazê-lo. Além disso, se um juiz ou uma autoridade com competência legal ou regulatória exigir que a TECNOBANK compartilhe certos dados pessoas (ex. uma investigação em curso), também podemos ser obrigados a compartilhar. Caso a TECNOBANK entenda que determinada ordem é abusiva ou excessiva, sempre defenderá o direito à privacidade e à proteção dos dados pessoais do usuário.

2.4. A TECNOBANK transfere dados pessoais para outros países?

Embora a TECNOBANK mantenha sua sede no Brasil e os seus produtos e serviços sejam destinados a pessoas localizadas no Brasil, é possível que os dados pessoais que coletamos sejam transferidos para outros países, como os Estados Unidos da América. Essas transferências podem ocorrer no contexto das nossas relações com prestadores de serviços e fornecedores de tecnologia utilizados localizados no exterior e que oferecem alto nível de segurança na preservação dos dados tratados pela TECNOBANK.

Essas transferências envolvem apenas empresas que demonstram estar em conformidade ou em processo de conformidade com as leis de privacidade e proteção de dados aplicáveis, e mantenham um nível de conformidade semelhante ou até mesmo mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira aplicável.

2.5. Quais são os direitos do usuário como titular de dados pessoais?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) lhe garante uma série de direitos relacionados aos seus dados pessoais, são eles:

  • I - confirmação da existência de tratamento;
  • II - acesso aos dados;
  • III - correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • IV - anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;
  • V - portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial; (Redação dada pela Lei nº 13.853, de 2019) Vigência
  • VI - eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 desta Lei;
  • VII - informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
  • VIII - informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
  • IX - revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º desta Lei.

Para solicitar o exercício de qualquer um dos direitos mencionados acima, favor entrar em contato conosco através do nosso canal de atendimento à titulares de dados pessoais (https://www.tecnobank.com.br/direito-dos-titulares).

2.6. Avisos importantes para os direitos dos usuários

Para sua segurança, sempre que o usuário apresentar uma requisição para exercer seus direitos, a TECNOBANK poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos visando à não divulgação de dados pessoais a pessoas não autorizadas.

Em alguns casos, a TECNOBANK pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio da TECNOBANK ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de anonimização, bloqueio ou eliminação de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação da TECNOBANK de reter dados, seja para cumprir obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa de direitos da TECNOBANK ou de terceiros, inclusive em disputas de qualquer natureza.

Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a TECNOBANK se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável de 15 (quinze) dias úteis e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

2.7. Por quanto tempo os dados pessoais são armazenados?

Os seus dados pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprirmos com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.

Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou a resguardo de direitos.

2.8. Como a TECNOBANK protege os dados pessoais dos usuários

Nossa responsabilidade é cuidar dos seus dados pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nessa Política.

Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratados pela TECNOBANK. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controles de acesso a sistemas e ambientes de tratamento de dados, técnicas de criptografia e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls), entre outros controles de segurança da informação. Além disso, nossas plataformas digitais dispõem de certificado de segurança, cujo padrão permite que todas as informações sejam criptografadas antes de sua transmissão, permitindo uma troca segura com as plataformas.

Proteção de dados pessoais é um dever de todos

Acessos e usos não autorizados com suas informações, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da TECNOBANK e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Portanto, caso você identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados na sua relação com a TECNOBANK, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas abaixo.

Links para sites externos

Nossas plataformas digitais podem exibir anúncios, links ou qualquer conteúdo que te direcione para sites externos, geralmente empresas com as quais estamos relacionados ou mantemos parcerias. Porém, a TECNOBANK não pode controlar nem sequer ser responsável pelas práticas de privacidade e pelo conteúdo de sites externos. Sugerimos que você leia os avisos e políticas de privacidade dessas empresas, já que elas podem diferir das nossas políticas.

3. Como falar de dados pessoais com a Tecnobank

Se você acredita que seus dados pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta Política ou com as suas escolhas enquanto titular dos seus dados pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política e à forma como tratamos seus dados pessoais, entre em contato conosco. Nós temos um time responsável para atender a sua solicitação e à disposição nos seguintes endereços de contato:

Canal de Atendimento à Titulares de Dados Pessoais:

https://www.tecnobank.com.br/direito-dos-titulares

E-mail para contato:

privacidade.seguranca@tecnobank.com.br

Endereço para correspondências:

Rua Gomes de Carvalho, nº 1356 – 9º andar, conjunto 92, Vila Olímpia, CEP 04547-005

4. Alterações na Política de Privacidade

Como estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços e a forma como operamos, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.

5. Documentos de referência

Lei Geral de Proteção de Dados 13.709/2018 - LGPD

6. Vigência

A partir de 03/05/2023