5 perspectivas importantes para o setor automotivo

Com apoio da Tecnobank, live da Acrefi reuniu especialistas e lideranças do segmento para debater os impactos do avanço da tecnologia e a importância do crédito para o mercado de financiamentos

5 perspectivas importantes para o setor automotivo

No início de setembro, a Tecnobank apoiou uma live da Acrefi, realizada nos dias 8 e 9. O encontro reuniu especialistas e lideranças do setor automotivo, que debateram sobre os impactos do avanço da tecnologia e a importância do crédito para o nosso segmento – entre outros temas relevantes para o mercado como um todo.

Elegemos as cinco principais perspectivas apontadas pelos convidados na live da Acrefi, que teve como tema “Financiamento de Veículos: Digital e Presencial na Geração de Negócios". Confira a seguir as tendências que merecem a nossa atenção.

Digitalização é diferencial competitivo

Acelerada pela pandemia, a transformação digital do mercado – sobretudo na contratação de operações de financiamento e na antecipação de riscos relacionados a crédito para aprovação e taxa de juros – impulsiona a reinvenção dos negócios, que apesar das instabilidades econômicas, têm tido mais oportunidades do que dificuldades. Não basta estar atento às mudanças: é preciso antecipar-se a elas.

Financiamento de usados é o motor da economia

O fechamento de fábricas e a consequente escassez de insumos desabasteceram o mercado de veículos novos, favorecendo o crescimento de usados, com alta de 63% no primeiro semestre de 2021. Além da movimentação nos números do setor automotivo, quem ganha com o aumento da demanda é o cliente, que conta com mais opções de crédito. Vale, portanto, ter cautela com a hipervalorização e a aprovação de crédito nesses casos.

Open Banking representa um grande potencial

O sistema bancário aberto traz oportunidades para o consumidor final e para todo o ecossistema de veículos. Afinal, com mais subsídios e informações, o crédito será mais assertivo, e sua qualidade tende a melhorar. Isso é bom para os lojistas e para as concessionárias, que têm mais chances de elevar o nível de aprovação dos clientes. Dessa forma, as condições de financiamento também melhoram.

Carteiras de crédito seguem com boa qualidade

Apesar da crise, os índices de inadimplência estão sob controle – mas é importante manter precauções, principalmente no que diz respeito à elevação da taxa de juros. Por outro lado, o aperfeiçoamento dos modelos de concessão e a recuperação de crédito das instituições financeiras deve amenizar impactos negativos. Esses são os principais pontos de atenção em relação a crédito.

Questões ambientais precisam estar no radar

É necessário repensar as alterações climáticas causadas pelos veículos automotores, já que eles são os principais agentes de poluição. Uma ótima iniciativa nesse sentido é a do Banco BV, que passou a neutralizar as emissões diretas de CO2 liberado pelos carros financiados, por meio da compra de créditos de carbono. Desafios e soluções sustentáveis são mais urgentes do que nunca.