Tecnobank recebe prêmio de comunicação interna na categoria “Felicidade Corporativa”

O termo vem se tornando objetivo de muitas organizações que valorizam a saúde mental de seus colaboradores para além de metas como produtividade e lucratividade

Tecnobank recebe prêmio de comunicação interna na categoria “Felicidade Corporativa”
Encontrar significado e propósito nas atividades desenvolvidas no dia a dia, em um ambiente saudável e positivo, com satisfação e reconhecimento. A descrição pode parecer um sonho distante, mas é uma forma humanizada de encarar as rotinas muitas vezes estressantes do mundo empresarial. Ao longo dos últimos anos, a chamada felicidade corporativa vem se tornando objetivo de muitas organizações que valorizam a saúde mental de seus colaboradores.

Segundo a professora da Business School da Universidade Positivo, Fernanda Albanaz, “o conceito de felicidade corporativa também está relacionado à busca do alinhamento do propósito dos colaboradores com os da empresa, promovendo assim um ambiente no qual os colaboradores se sentem satisfeitos, engajados e motivados em suas atividades profissionais”.

Não é à toa que uma das categorias do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores (PEMCC) 2023 foi, justamente, a de “Felicidade Corporativa”. E a Tecnobank, em disputa com as empresas Gol e Vale, venceu com o case TBKids, iniciativa que deu atenção especial aos filhos de funcionários das equipes ao longo do período de home office desencadeado pela pandemia.

Para a diretora de Gente & Gestão (RH) da empresa, Michaela Vicare, alcançar esse reconhecimento, lado a lado com duas gigantes de suas áreas de atuação é fruto de um trabalho que entende a importância das pessoas. “Já faz alguns anos que o foco do nosso trabalho é tornar protagonista cada um daqueles que nos ajudam a construir a Tecnobank todos os dias. O TBKids é uma pequena parte desse esforço, que conta ainda com uma série de benefícios e um acompanhamento minucioso da satisfação de nossas equipes com as atividades que desempenham”, explica.

A felicidade corporativa está intimamente ligada ao alinhamento dos propósitos da empresa com seus colaboradores, o que ajuda a conquistar equipes mais engajadas e motivadas. A importância de olhar para o ser humano Michaela complementa dizendo que o cuidado com as pessoas está enraizado no cotidiano da Tecnobank. “Temos um acompanhamento individualizado feito por profissionais junto a cada membro do time. As pessoas têm autonomia para sugerir mudanças e iniciativas em todas as áreas, inclusive relacionadas à forma como cada uma das funções é desempenhada”, relata.

É assim que, há alguns anos, a Tecnobank está entre os vencedores do Great Place to Work (GPTW), premiação que reconhece os melhores lugares para se trabalhar no país. Indicadores como a qualidade das interações humanas, a cultura e o clima organizacional também precisam ser levados em conta ao medir a felicidade dentro de uma corporação. “Quando a percepção dos colaboradores em relação à empresa é negativa, consequentemente haverá impacto na felicidade corporativa. Por isso, é importante que a empresa promova uma comunicação aberta e transparente, de modo que os funcionários possam contribuir para a construção de um ambiente positivo e saudável para todos”, finaliza Fernanda Albanaz.
Autor: Da redação | Publicação: 13/06/2023