Tecnologia, crédito e eficiência: os caminhos para o futuro dos consórcios em debate no CONAC
Tecnobank foi patrocinadora máster do congresso, destacando a eGarantia, plataforma que apoia a modernização do setor e contribui para a ampliação do crédito no país

A Tecnobank foi patrocinadora máster do 45º Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios (CONAC), realizado pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) entre 14 e 16 de maio, em Campinas (SP), reunindo os principais players do segmento para debater tendências, desafios e caminhos de inovação.
Para apoiar administradoras de consórcios, bancos e instituições financeiras no processo de retomada de bens em casos de inadimplência, a Tecnobank desenvolveu uma plataforma voltada à recuperação extrajudicial, em conformidade com o Marco Legal das Garantias, que alia tecnologia de ponta e alta segurança na condução das etapas de busca e apreensão. “A solução oferece uma jornada simples, ágil e alinhada à regulamentação vigente, conectando credores, Detrans e devedores e garantindo que todas as etapas da lei sejam cumpridas”, explica Cristiano Dantas, diretor Comercial da Tecnobank.
Segundo Dantas, a retomada extrajudicial de garantias representa um avanço importante para tornar o processo mais rápido e menos oneroso. “Acreditamos que, com o tempo, esse modelo ganhará força no país, ampliando o acesso ao crédito e impulsionando o crescimento sustentável dos consórcios, que têm papel fundamental na economia brasileira”, comenta.
O futuro do consórcio: crescimento e confiança renovada
O setor encerrou o último ano com recordes em adesões, créditos comercializados e consorciados ativos — mais de 11 milhões foram registrados em fevereiro de 2025. Com R$ 378 bilhões movimentados em operações, segundo dados da ABAC, a projeção é que 2025 seja o melhor ano do segmento desde 2010, com aumento de 8% em relação ao período anterior.
O resultado evidencia a relevância crescente dos consórcios em um cenário econômico que favorece opções de crédito mais acessíveis e alinhadas às próprias possibilidades financeiras. Essa tendência tem impulsionado especialmente os setores de imóveis, veículos e serviços, que assumem protagonismo ao oferecer alternativas mais compatíveis com esse perfil de consumo.
Autor: Redação TBK | Publicação:
20/06/2025