Home office na Tecnobank já é um case de sucesso!

A pandemia sem precedentes causada pelo novo coronavírus foi apontada, pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, como a maior crise enfrentada pela humanidade, desde a Segunda Guerra Mundial. Dada a proporção que a situação tomou, empresas de t

Home office na Tecnobank já é um case de sucesso!

A pandemia sem precedentes causada pelo novo coronavírus foi apontada, pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, como a maior crise enfrentada pela humanidade, desde a Segunda Guerra Mundial.

Dada a proporção que a situação tomou, empresas de todo o mundo se viram obrigadas a adaptar suas rotinas e métodos de trabalho, adotando o home office como resposta imediata à evolução da Covid-19, já que o isolamento social é a medida mais eficaz para combater a sua disseminação.

Nesse contexto, uma pesquisa realizada pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA) aponta que 43% das empresas brasileiras está operando com cerca de 60% dos seus colaboradores em trabalho remoto. Por outro lado, 14% das organizações afirmaram não ter uma política de home office – tampouco uma previsão de elaborá-la.

Na Tecnobank, o home office já era uma realidade antes da pandemia estourar e, agora, é um case de sucesso! Com 100% dos times trabalhando de casa e todas as operações em pleno funcionamento, a empresa confirma a expertise tecnológica para conectar as equipes e garantir resultados sustentáveis aos clientes.

“Usamos a tecnologia a favor da produtividade e do engajamento dos nossos colaboradores. Desde o dia 16 de março, quando iniciamos, por conta própria, o trabalho remoto de todos os times, nos antecipando, inclusive, à quarentena estabelecida pelo governo do estado de SP e recomendada pelo Ministério da Saúde, já realizamos happy hours, cafés da manhã e treinamentos, tudo remotamente, por vídeo chamada”, conta o vice-presidente de Negócios da Tecnobank, Luis Otávio Matias.
Festa virtual dos aniversariantes do mês

A comemoração dos “Aniversariantes do Mês”, realizada toda última sexta-feira do mês, teve sua primeira edição 100% online!

Os “TBKs”, como são chamados os colaboradores da empresa, se reúnem virtualmente, a qualquer hora, sem que haja qualquer impacto ao dia a dia de trabalho e ao andamento do negócio. “Criamos um escritório online completo, com as salas virtuais de cada equipe, nas quais trabalhamos como se estivéssemos em nossa sede. Qualquer colaborador pode ‘visitar’ a sala de outra área e, dessa forma, seguimos otimizando processoseconomizando suprimentos – contribuindo, assim, com a sustentabilidade, organizacional e ambiental – e, é claro, com a conduta responsável e cívica que precisamos ter nesse momento, como empresa”, salienta Matias.

Além disso, como parte do programa contingencial adotado pela Tecnobank, foi criado um Grupo de Trabalho de Saúde, com o objetivo de atuar como um centralizador de informações oficiais sobre o coronavírus e compartilhar, com os colaboradores, notícias, orientações sobre sintomas e ações práticas de prevenção, com base em fontes confiáveis e relevantes, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde.

Todo o conteúdo é divulgado por diferentes canais internos, a fim de estender a comunicação a todos os TBKs. Nesse cenário, também foi criado um grupo no WhatsApp, para democratizar o acesso dos materiais enviados, que incluem, entre os citados anteriormente, dicas sobre home office e saúde mental – uma vez que a pesquisa da BTA indicou que 70% dos entrevistados consideram o nível de estresse “alto” ou “muito alto”, devido ao momento pelo qual estamos passando. Logo, é fundamental estimular o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, sobretudo em época de pandemia.

Ainda não se sabe quando poderemos retornar as nossas vidas da maneira que conhecíamos. Mas seguimos dando continuidade ao trabalho de maneira ágil, eficaz e integrada, mantendo o compromisso de colaboração com o cliente e o cuidado com a nossa gente.

Autor: Da redação | Publicação: 05/05/2020