Bem-estar corporativo: Tecnobank apoia The Bull Run e promove saúde mental dos colaboradores
Para além dos benefícios físicos, como melhoria da saúde vascular, aumento do fortalecimento muscular e redução de riscos de doenças crônicas, a prática de atividades físicas desempenha um papel determinante na promoção da saúde mental, atuando como uma poderosa ferramenta contra o estresse e a ansiedade.
Nesse contexto, a corrida tem despontado como uma opção popular entre aqueles que buscam um estilo de vida mais ativo e saudável. Seja ao ar livre ou em esteiras, o hábito de correr vem atraindo um número crescente de adeptos, tendência reforçada pelo aumento de interesse em grupos de corrida e eventos que reúnem entusiastas dessa prática em um espírito de confraternização e apoio mútuo, se tornando um meio eficaz de cuidado mental e emocional.
Durante a atividade, nosso cérebro libera endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que ajuda reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. “Correr estimula a produção de hormônios associados à felicidade através de processos fisiológicos como a melhoria da circulação e da oxigenação dos tecidos”, explica Zair Cândido, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo e coordenador técnico da UPX Sports.
Incentivo à corrida no ambiente corporativo
Recentemente, o Congresso Nacional deu uma contribuição importante para promover o bem-estar dos trabalhadores no mundo corporativo: trata-se da Lei no 14.831, de 2024, que estabelece o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, distinguindo empresas que adotam práticas de promoção da saúde mental – como a implementação de programas físicos e/ou esportivos, disposição de recursos de apoio psicológico e psiquiátrico, realização de campanhas educativas e de conscientização e o combate efetivo à discriminação e ao assédio em todas suas manifestações.
Nesse cenário, diversas organizações têm adotado a prática da corrida como um dos incentivos à qualidade de vida dos colaboradores – como a Tecnobank, empresa de tecnologia que patrocinou e estimulou seus colaboradores a participarem da primeira corrida de rua voltada ao mercado financeiro, a The Bull Run.
O impacto de ações como essa se estendem além do ambiente de trabalho. Para a gerente financeira da Tecnobank, Michele Ferreira de Vasconcelos, essa corrida foi bastante simbólica. “Ao passar a linha de chegada, percebi que posso continuar progredindo com dedicação. A paixão pela corrida representa minha vitória sobre o sedentarismo que me afetava há quatro anos”, compartilha.
Já Rodrigo Pastro de Biagi, engenheiro DevOps, acredita que esse tipo de incentivo aumenta o senso de pertencimento. “Para mim, a corrida é uma válvula de escape ao estresse, um momento para refletir sobre o dia e me preparar para tomar novas decisões. Saber que a Tecnobank estimula seus colaboradores a uma melhor qualidade de vida me conquistou completamente. Mal posso esperar para participar de mais corridas”, afirma.
A advogada Leslie Gabriela conta que, com o apoio do marido, começou a correr e não parou mais. “Ele me acompanhava no surf e eu o acompanhava na corrida. Enquanto ele já acumulava 12 meias maratonas, eu comecei com distâncias mais curtas, treinando 3 km, depois 5 km, até chegar aos 10 km. Agora, estou me preparando para minha primeira meia maratona de 21 km”, relata.
A prática também é uma oportunidade para cultivar resiliência e autoconfiança, já que superar os desafios físicos e mentais envolvidos na atividade estimula a concentração e a capacidade de tomada de decisão, auxiliando os corredores a lidarem melhor com os impasses da vida cotidiana. Cada passo dado simboliza determinação e força de vontade, sentimentos que aprimoram a realização pessoal e a autoestima, colaborando para a uma vida pessoal e profissional mais plenas.
Autor: Redação TBK | Publicação:
01/07/2024